Pernambuco vai receber um grande grupo de especialistas em artes cênicas para debater a grade de espetáculos que circularão em 2025 pelo projeto Palco Giratório. E a sede dessa reunião será o Centro Cultural Sesc Garanhuns, nos dias 21, 22 e 23 de outubro. Estarão no encontro técnicos ligados aos 27 departamentos regionais do Sesc, das cinco regiões do país, de polos culturais da instituição e também do Departamento Nacional, para definir os espetáculos que irão compor a programação do projeto para o ano que vem.
Nos dias do encontro, serão apresentados quatro espetáculos teatrais, que poderão ser apreciados pelo público, com entrada gratuita. Todos destacam a diversidade cultural e a riqueza artística do teatro nacional, com companhias renomadas e emergentes no cenário brasileiro. O objetivo dessa mostra, assim como do Palco Giratório, é democratizar o acesso à cultura, viabilizando o encontro entre artistas e comunidade, estimulando o debate sobre o papel do teatro na transformação social, promover difusão e intercâmbio das Artes Cênicas e intensificar a formação de plateias.
Na segunda (21), às 11h, no Parque Ruber Van Den (Pau Pombo), será encenado “Ané das Pedras”, da Coletiva Flecha Lançada Arte (CE). Às 19h30, no Teatro Reinaldo de Oliveira, o Resta 1 Coletivo de Teatro (PE) apresenta “Alguém pra Fugir Comigo”. Na terça (22), às 19h30, a Trupe Circus (PE) encena “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro”, no Reinaldo de Oliveira. Na quarta (23), o espaço recebe, às 18h, o espetáculo “Um Minuto pra Dizer que te Amo”, do Grupo Matraca de Teatro (PE). Os ingressos podem ser retirados na Central de Relacionamento do Centro Cultural Sesc uma hora antes de cada encenação.
“Para nós que fazemos o Centro Cultural Sesc Garanhuns, representando o Sesc PE neste encontro nacional, é muito gratificante poder sediar uma reunião tão importante, que vai definir o futuro do projeto que é reconhecido por ter forte contribuição na circulação de obras
teatrais e na formação de plateias, por ser um espaço de trocas artísticas e culturais”, afirma Rita Marize, gerente do Centro Cultural Sesc Garanhuns.