O Centro Cultural Sesc Garanhuns será palco de atividades do Festival Palavra Cifrada, uma iniciativa da Nós Pós Produtora, que promove uma programação repleta de grandes nomes da literatura, música e arte performática de diversas partes do Brasil. A programação no maior complexo de cultura do interior do Estado será nesta sexta (23), a partir das 18h, e no sábado (24), às 8h, com entrada gratuita para o público.
O Palavra Cifrada é organizado por Alexandre Melo (Nós Pós Produtora), que também assina a direção geral do evento. A direção de produção é de Hudson Wlamir. O Festival recebeu incentivos do Funcultura para a realização desta terceira edição, que teve início no último dia 15, na cidade de Vitória de Santo Antão, no Agreste, e segue até o dia 31 de agosto, quando deve ser encerrada no Recife.
No Centro Cultural Sesc, a primeira atividade será a performance “Literanear Obras Poéticas Femininas, com Márcia Félix e Gabriella Medeiros. Às 19h, Dorvalina Maciel e Mário Rodrigues participam de uma conversa/entrevista intitulada “Os Limites Geográficos da Palavra”. Às 20h, é a vez de Micheliny Verunschk e a conversa “Literatura, Erotismo e Bruxaria”.
No sábado (24), acontece o curso “Mundo Vertigem: Delírios da Linguagem”, com o escritor paulista Olyeira Daemon, pseudônimo de Nelson de Oliveira. A formação vai das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h. Nela, o escritor apresenta os “rudimentos da ficção transgressora”, sobretudo da narrativa curta, em exercícios com escritores e escritoras novatos e veteranos. Inscrições gratuitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfomKVM_3WVTNjpFk0L1Bo1bkTegS00yQPHJYnCo_ADRyBhg/viewform?usp=send_form
Ainda no sábado, às 20h30, o escritor garanhuense Nivaldo Tenório conversa com Nelson de Oliveira sobre os 160 anos do livro “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne, e sobre os rumos da ficção científica no Brasil. Às 21h30, Helton e Vertin apresentam, no Teatro Reinaldo de Oliveira, o show “Artista”, baseado no disco que lançaram, em 2021, durante a pandemia.
“Parcerias assim são sempre bem-vindas a esse lugar de fomento e de fruição da cultura. O Festival, vindo ao interior, em especial Garanhuns, que é referência na literatura, com grandes nomes, enriquece todo a região. Com programação incrível, não poderíamos deixar de ser parceiros da Nós Pós Produtora, pois, com o festival, ganham o espaço, o centro cultural e o território”, destaca Katarina Barbosa, supervisora de Cultura do Centro Cultural Sesc.