Pela primeira vez no Agreste nordestino com o espetáculo ‘Interior’, o Grupo Bagaceira de Teatro (CE) promove duas apresentações gratuitas, nos dias 11/04 e 12/04, no Centro Cultural Sesc Garanhuns.
A peça conta com um longo histórico de aclamação do público e da crítica, além de colecionar participações em celebrados festivais de teatro pelo Brasil. As duas sessões serão realizadas no Auditório João de Barros e Silva.
Também acontece a oficina “O ator no processo colaborativo” de forma complementar na sala de dança do Sesc Garanhuns. A Circulação Agreste do Grupo Bagaceira tem o incentivo da Bolsa Myriam Muniz da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura. Buscando uma conexão que remete ao sensorial e afetivo, o espetáculo ‘Interior’ compartilha histórias de diferentes gerações.
De forma irreverente e provocativa, a montagem interage diretamente com o público, convidando-o a um olhar sobre a vida. Ao mesmo tempo, a peça é uma homenagem à cultura do Nordeste em toda a sua amplitude, que por meio do fazer artístico interiorano segue resistindo e não se curva ao esquecimento.
O espetáculo estreou em 2013, e já esteve presente em programações como o 12º Festival Internacional de Teatro de Campinas (SP), O mundo inteiro é um Palco (RN), Festival de Teatro de Fortaleza (CE), Festival Porto Alegre em Cena (RS) e Circuito SESC de Inverno (RJ). Seus figurinos e cenário também representaram o Brasil na edição de 2015 da Quadrienal de Praga, na República Tcheca – maior evento de design da performance, cenografia e arquitetura teatral do mundo.
O projeto conta ainda com intérprete de Libras em todas as apresentações. A proposta complementar de oficina “O ator no processo colaborativo” também vai ofertar vagas afirmativas para pessoas trans e travestis. O público-alvo das oficinas são jovens de 15 a 29 anos, mas as inscrições estão abertas para todas as pessoas a partir de 15 anos.
A oficina é baseada em técnicas de criação colaborativa desenvolvidas pelo próprio grupo na construção da peça INTERIOR e em outras obras. Exercícios práticos, atividades de auto investigação e improvisos serão entrelaçados com momentos de leitura, reflexão e conversas. Contemplado pelo Prêmio Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz – Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional, o projeto Interior: Grupo Bagaceira – Circulação Agreste realizará apresentações de 5 a 16 de abril, passando por Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Arapiraca (AL).
Sinopse: “Interior” traz para a cena duas velhinhas que insistem em não morrer. Elas já cruzaram diversas gerações e sabem tudo a respeito da vida. Dão conta de todas as histórias prováveis e improváveis. O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida, onde o impossível é mero detalhe. Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avós.
Foto: Caique Cunha/Divulgação