Vem aí mais um Sonora Brasil, projeto do Departamento Nacional do Sesc que busca o desenvolvimento das artes, com foco na valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural brasileiro. O lançamento da programação 2024/2025 será em Pernambuco, nos dias 17 e 18 de agosto, no Centro Cultural Sesc Garanhuns. Há 26 anos, a iniciativa valoriza as diversas manifestações musicais e reforça a noção de coletividade e pertencimento cultural.
“O Sesc Pernambuco recebe com muita alegria o lançamento de um projeto de tamanha importância para a divulgação da cultura brasileira. O Centro Cultural Sesc é um complexo que reúne ótimas condições estruturais e de equipamentos para a realização de eventos como este, garantindo qualidade das apresentações e conforto para artistas e público”, ressalta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
Para o biênio 2024/2025, o Sonora Brasil vai abordar o tema “Encontros, Tempos e Territórios”, dando ênfase ao olhar, à escuta e à valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias, por meio da expressão de seus autores e intérpretes. Profissionais dos 27 Departamentos Regionais e três Polos do Sesc, representando todos os estados do Brasil, fazem parte da curadoria.
Foram convidados 20 artistas das cinco regiões do país, que se apresentarão, durante o circuito, em duplas. Para isso, foram incentivados a criarem espetáculos inéditos para o projeto. Em 2024, cinco duplas vão circular pelos estados do Norte e Nordeste e as outras cinco pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste, totalizando passagens por 56 cidades, num total de 214 apresentações.
A programação do lançamento, em Garanhuns, terá uma série de atividades, todas com acesso gratuito ao público, mas limitado à lotação dos espaços. No sábado (17), às 14h, no espaço da Comedoria, acontece a roda de conversa “Criação e Difusão de Música”, com Manoel Cordeiro, Geraldo Espíndola, Douglas Din e Mãe Beth de Oxum. No mesmo espaço, às 16h, tem sessão de contação de histórias para infâncias. As convidadas são Nanda Mélo e Gabi Carvalho, com o projeto “Do Céu do Meu Quintal.
A cerimônia de lançamento nacional do Sonora Brasil será às 19h, no Teatro Reinaldo de Oliveira, com participações de Manoel Cordeiro (PA), Geraldo Espíndola & Marcelo Loureiro (MS) e Douglas Din (MG). Na sequência, tem o pocket show de Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE).
No domingo (18), às 17h, no Auditório, será realizada a roda de conversa “Pesquisa, Curadoria e Programação”, que vai contar com a participação do grupo de curadores e de programadores do Sonora Brasil.
Além do lançamento do projeto, Pernambuco realiza, ainda este ano, duas edições do Festival Sonora Brasil, no mês de setembro. A primeira em Garanhuns, nos dias 11, 12 e 13, e a segunda no Recife, nos dias 13, 14 e 15.
Programação
Sábado, 17/08
14h | Conversa “Criação e Difusão de Música”, com Manoel Cordeiro, Geraldo Espíndola, Douglas Din e Mãe Beth de Oxum
Local: Espaço Comedoria
Acesso: Gratuito – Limitado a lotação do espaço
16h | Contação de histórias para as infâncias
Contadora: Nanda Mélo e Gabi Carvalho – Projeto: Do céu do meu quintal
Local: Espaço da Comedoria
Acesso: Gratuito – Limitado a lotação do espaço
17h | Exibição de Animações – Cinema
Curtas:
Ciranda Feiticeira – (11 min. / Dir. Lula Gonzaga e Tiago Delácio, Pernambuco, 2022).
Era uma noite de São João – (11 min. / dir.: Bruna Velden, Paraíba, 2022).
19h | Lançamento Nacional do Sonora Brasil, com Manoel Cordeiro (PA); Geraldo Espíndola & Marcelo Loureiro (MS); Douglas Din (MG)
+ Pocket Show de Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE)
Local: Teatro Reinaldo de Oliveira
Acesso: Gratuito – Limitado a lotação do espaço
Domingo, 18/08
17h | Conversa “Pesquisa, Curadoria e Programação”, com a participação de curadores e programadores do Sonora Brasil
Local: Auditório
Acesso: Gratuito – Limitado a lotação do espaço