Centro Cultural Sesc inicia, no mês de julho, as sessões da Mostra de Música Leão do Norte, em Garanhuns

Centro Cultural Sesc recebe primeira edição do projeto Sessões Leão do Norte

Compartilhe:

A Banda de Pífanos Folclore Verde surgiu na comunidade quilombola do Castainho, em Garanhuns, em 1816. Sua musicalidade se perpetua com a força da oralidade passada de geração em geração, cultivando os saberes e práticas ancestrais. Conduzida pelo Mestre Faustino, a banda tornou-se Patrimônio Vivo de Pernambuco, em 2022. Nesta passagem pelo Sessões Leão do Norte, se apresenta no auditório do Centro Cultural Sesc, às 19h30.

A apresentação de Gean Ramos Pankararu será no Teatro Reinaldo de Oliveira, às 20h. Ele nasceu em um território que fica entre três municípios do Sertão pernambucano: Jatobá, Tacaratu e Petrolândia. Desde pequeno, ouvia música em casa e logo começou a se interessar pelas artes, tornando-se, mais tarde, músico e produtor cultural. Dedica-se a divulgar a sonoridade da cultura indígena, sendo criador da Mostra Pankararu de Música.

O ingresso para as Sessões Leão do Norte é de 1 kg de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal, que serão destinados ao programa de combate à fome Sesc Mesa Brasil. A retirada das entradas é feita na Central de Relacionamento do Centro Cultural Sesc, uma hora antes do início das apresentações.

“As Sessões Leão do Norte serão fundamentais para a divulgação dos trabalhos autorais. Poder estar inseridos nesse contexto nos alegra e reforça o objetivo deste complexo cultural que é o de incentivar a produção e o mercado da cultura e todo o seu ecossistema de serviços”, ressalta Rita Marize, gerente do Centro Cultural Sesc Garanhuns.

A Mostra de Música Leão do Norte visa fomentar a produção musical autoral. Por meio de seus eixos de atuação, proporciona espaços de expressão e fruição artística, formações e discussões sobre processos composicionais e de criação em música. O projeto promove diálogos e reflexões sobre gestão de carreira, sustentabilidade e economia criativa, desenvolvendo suas atividades através de debates, oficinas e intervenções artísticas.